A auditoria e seus fantasmas

A auditoria e seus fantasmas

O nome auditoria por si só já põe medo em muita gente. Afinal, é o trabalho de alguém que está sendo verificado.

Mas será que você dono de empresa já parou para se perguntar nos benefícios que a auditoria pode trazer a sua empresa? E você funcionário, já pensou nos benefícios que uma auditoria com resultado positivo pode causar em sua carreira?

Pois bem, primeiramente é necessário acabar com o medo que uma auditoria causa a uma empresa, independente do setor. Tente enxergá-la como uma oportunidade para apontar soluções e medidas que talvez você pela quantidade de trabalho diário não está conseguindo enxergar, e que podem além de facilitar sua rotina de trabalho, alavancar seu rendimento e carreira. Sim, pensem em dinheiro!

Uma empresa, quando contrata uma auditoria, muitas das vezes não está apenas querendo achar problemas, e sim melhores e mais corretas soluções em suas rotinas. Claro, não pense também que a auditoria não vai achar as “gambiarras” que você possa estar fazendo, pois vai!

Um funcionário inseguro, ou mal instruído, mal treinado e assim por diante, tem medo da auditoria. O funcionário seguro, interessado e aberto a mudanças chega até a desejar que seu trabalho seja auditado e vê isso como oportunidade de crescimento.

Uma empresa que deseja crescer enxerga na auditoria não só as falhas apontadas, mas principalmente as sugestões e opiniões do auditor quanto ao setor auditado. E vê nisso uma maneira de melhorar suas rotinas valorizando os funcionários que as fazem!

Hoje com todas as normas e regulamentações que todos os setores de uma empresa precisam seguir, a idéia da auditoria deixa de ser uma ação corretiva e passa a ser uma ação preventiva.

Auditoria e Compliance são ferramentas que daqui em diante caminharão juntas. Além de ser um ramo extraordinário para quem os faz, passaram a ser um divisor de águas entre as empresas que se remendam diariamente e empresas que além de se prevenir, se reinventam diariamente. E isso claro, se aplica diretamente aos funcionários que além de suas obrigações diárias, acompanham cada ação da empresa e buscam também se reinventar por todas elas. 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *