PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: A SUA EMPRESA PRECISA!!!

No cenário atual de crise, a palavra de ordem nas empresas é Redução de Custos, para que as mesmas possam sobreviver no mundo dos negócios. Muitas fórmulas e medidas drásticas podem até funcionar, mas as chances da empresa perder a qualidade de seus serviços e produtos são enormes.

Na prática, algumas empresas pagam até 34% de impostos sobre o Lucro, podendo ser muito mais, se considerarmos os encargos trabalhistas.

A complexa carga tributária que incide sobre as empresas brasileiras é um desafio para os empreendedores e mesmo no Simples Nacional, um regime tributário diferenciado para pequenas empresas, muitas dúvidas surgem na hora de cumprir com as obrigações fiscais e formação do preço, e por isso o Planejamento Tributário é essencial.

O Planejamento Tributário nada mais é que um conjunto de ações para deixar as empresas legalizadas e regularizadas perante o Fisco, buscando uma forma legal de reduzir a carga tributária e cumprir com o calendário de tributos a pagar.

Por mais difícil que possa parecer, o planejamento tributário trata apenas da organização e economia no pagamento dos tributos. E essa gestão tributária se dá em dois estágios: Operacional e Estratégico.

O Operacional acontece entre a contabilidade e a empresa, traçando procedimentos de análise e apuração dos tributos e cumprimentos de prazos estabelecidos, ou seja, cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos.

O Estratégico precisa ser muito bem elaborado e só acontece se o operacional funcionar. Para isso é necessário um estudo detalhado e aprofundado no objetivo de concluir qual regime tributário mais aplicável a realidade da empresa e imprescindível um bom conhecimento das normas fiscais, trabalhistas, financeiras e civis.

Ao contrário do que muitos pensam, o planejamento tributário é muito mais do que apenas cumprir as obrigações em dia e anotar as receitas e despesas em planilhas. Estamos falando em planejar, e isso envolve conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolve o seu negócio.

E nesse ponto entra a importância de se contratar um bom profissional que ensine ao menos o básico sobre tributos ou passar diretamente o ofício para uma contabilidade especializada, que possa traçar um Planejamento

Tributário efetivo para a atividade e porte de sua empresa com base em valores reais, permitindo à empresa optar por um regime tributário adequado que reduza a carga tributária de maneira lícita e segura, evitando problemas fiscais e jurídicos, pagamento de multas e até processos penais por sonegação fiscal.

São tantas burocracias tributárias, que mesmo que não haja intenção, é muito difícil seguir a risca todos os procedimentos fiscais, e a linha que separa a diminuição de carga tributária e a sonegação fiscal é tênue. Quanto maior for a empresa e mais complexa a sua atividade (vários tipos de produtos e serviços), mais trabalho o contador terá. É importantíssimo que você e o contador tenham um canal direto de contato e alinhem bem os objetivos.

Planejamento Tributário é saúde para o bolso, pois representa maior capitalização do negócio, possibilidade de menores preços e ainda facilita a geração de novos empregos, pois os recursos economizados poderão possibilitar novos investimentos.

O Planejamento Tributário é uma gestão que não pode faltar em seu negócio! Invista nisso!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *