Contabilidade à distância dá certo?

Contabilidade à distância dá certo?

Há uma década atrás essa pergunta apresentada no título do texto era muito repetida, porém, trocando “contabilidade” por “namoro”. Hoje a resposta é mais que óbvia: namoro à distância tem tudo para dar certo se os namorados fizerem dar certo.

Alusões e metáforas a parte, nos últimos tempos a Contabilidade vem se modificando e uma das novas tendências é a queda da barreira geográfica em nossa área. Isso se dá pela unificação global da Contabilidade, equiparações legislativas entre estados, transformação digital e automação dos processos através da internet e informática e, principalmente, elevação do nível dos profissionais contábeis. Se todas as outras coisas tivessem acontecido sem que a profissão contábil tivesse se elevado, o limite físico ainda seria empecilho para que parcerias deste tipo acontecessem.

O serviço terceirizado de contabilidade é contratado basicamente por dois fatores: a) resultado entregue pela equipe contábil ao seu cliente; e, b) valor que o contratante está disposto a pagar para a entidade contábil pelo que julga ser o justo em se tratando de Contabilidade.

Dessa forma, o gestor pode se questionar: para que me prender a limites geográficos e contratar um serviço de contabilidade próximo a mim, sendo que posso obter o resultado que eu espero de uma contabilidade e que aquela empresa contábil, lá de Cruzeiro (interior de São Paulo), por exemplo, me entrega mesmo à distância?

É claro que cada parceria tem seus detalhes, cada empresa tem suas necessidades e cada organização contábil tem seus métodos de trabalho. Para algumas parcerias, apesar da distância, é necessário que o Contador se faça presente mais frequentemente. Para algumas empresas, a distância é insuperável, e a necessidade de uma contabilidade que esteja próxima é notória. Porém, o que se observa na relação empresa contratante / escritório contábil, é a troca da proximidade física pela qualidade da proximidade cognitiva.

E, ligando ao início do texto, em resumo, a contabilidade à distância tem tudo para dar certo se os parceiros fizerem dar certo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *