Contador: Obrigação ou Diferencial?

Contador: Obrigação ou Diferencial?

Contador: Obrigação ou Diferencial? A importância deste profissional para uma MEI.

A abertura de uma MEI pode ser um grande passo para quem deseja se formalizar na execução de atividades profissionais autônomas e se sentir mais amparado frente às rotinas fiscais do nosso país, certo é que para este tipo de empreendimento existe uma série de desobrigações frente ao fisco, dentre elas a não obrigatoriedade de manter uma escrituração contábil e fiscal. Porém, o questionamento a ser fazer é: apesar da não exigência de ter um contador, qual a importância deste profissional em minha MEI?

Como todo e qualquer tipo de empresa, é vital o controle e planejamento financeiro bem como acompanhamento do fluxo de caixa. Independente do porte da empresa e nível de faturamento é de suma importância estar atento às questões financeiras, inclusive para MEI, mesmo que com rendimentos limitados. Esse controle pode ser facilmente acompanhado e orientado por um profissional da contabilidade, que além de estar monitorando o fluxo de recursos do empresário, pode ainda auxiliar na projeção de cenários futuros e antecipar diversas situações.

De acordo com a legislação, é permitida para o MEI a contratação de até um funcionário, bem sabemos que as obrigações trabalhistas no país são compostas de minúcias legislativas que precisam expressamente da atenção do profissional com conhecimento na área, com o intuito de melhor orientação e proteger a empresa de obter possíveis passivos judiciais em caso de desacordo legal. Neste caso, em mais um ponto se mostra importante o suporte de um profissional contábil.

E ainda, contar com o auxílio deste profissional é poder contar com orientações a respeito do funcionamento e direcionamento da própria empresa, a respeito de posicionamento no mercado, legislações, economias fiscais e financeiras e uma série de outros artifícios que em conjunto geram uma grande vantagem em relação a concorrência, em um mercado cada dia mais competitivo é importante ter o apoio para o diferencial e eficiência.

Em suma, para um MEI é preciso enxergar que a Contabilidade, muito mais do que cumprir obrigações do fisco, é uma das ferramentas mais poderosas para uma gestão eficiente do negócio.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *