Simplificações no eSocial – o que mudou e o que mudará

Simplificações no eSocial – o que mudou e o que mudará

Após a implantação do eSocial e adequação dos empregadores para que as obrigações sejam cumpridas no prazo, o mesmo vem passando por um processo de simplificação e começamos a colher os frutos de toda essa implantação e mudanças nas rotinas empresariais.

Dentre as simplificações já implantadas, podemos citar algumas:

– Carteira de Trabalho digital:as anotações que antes eram feitas de forma manual, hoje através do envio de informações para o eSocial já acontecem de forma automática e são disponibilizadas ao trabalhador por meio do aplicativo em celular ou página da web;

– Livro de Registro de Empregados: os empregadores que optarem pelo registro eletrônico de empregados, por meio do eSocial, estão aptos à substituição do livro de registro de empregados.

– CAGED e RAIS: a partir deste ano, obrigações acessórias como o CAGED e a RAIS passam a ser substituídas.

O CAGED teve sua substituição a partir de janeiro e ocorreu para os grupos 1, 2 e 3. Já a RAIS, será substituída para as empresas que já enviamos informações referente à remuneração de seus trabalhadores relativo ao ano base completo de 2019, que são as empresas dos grupos 1 e 2.

As empresas que ainda não se encaixam nestes grupos devem permanecer com o envio manual de cada uma dessas obrigações.

As mudanças não param por aí!

Em 13/02/2020 foi divulgada a versão Beta do layout simplificado do eSocial no portal.esocial.gov.br para conhecimento dos desenvolvedores e usuários. Nesta versão ocorrerão testes, estando sujeita a mudanças e ajustes necessários, até que seja publicada oficialmente a versão final.

Seu objetivo é simplificar e reduzir as informações que são transmitidas atualmente, eliminando a duplicidade de informações, deixando de exigir informações já constantes nas bases governamentais, utilizar o CPF como identificação única do trabalhador , além da substituição de outras obrigações.

Para os desenvolvedores que estão acompanhando todo momento de testes, o download da documentação técnica já está disponível no portal do eSocial.

As mudanças no eSocial têm o objetivo de modernizar o sistema por meio de sua simplificação, reduzindo a burocracia das obrigações trabalhistas e previdenciárias, com um sistema mais completo, unificando as informações a serem transmitidas ao Governo, reduzindo desta forma o tempo gasto pelos Departamentos de Pessoal na execução de suas obrigações.

O que você acha da simplificação do eSocial?

Ainda com dúvidas? A ETECON, empresa do ramo contábil, tributário, societário, paralegal e trabalhista, atuante há 40 anos, pode te ajudar! Contamos com profissionais com longa experiência e dispostos a ser o auxílio necessário, principalmente em meio a tantas mudanças que estão ocorrendo em nossa área.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *