• 12 3144-1352
  • etecon@etecontabil.com.br

Afinal, o que é o PIX e como ele funciona?

Afinal, o que é o PIX e como ele funciona?

Com o aumento na demanda das transferências bancárias e o alto valor de taxas cobradas pelos bancos, surgiu à necessidade de criar um meio de pagamento que facilitasse as transações feitas diariamente. Com isso, o Banco Central criou um sistema de pagamento instantâneo e sem cobrança de taxas, chamado PIX, que além de prometer trazer inovações na forma de receber/enviar transferências bancarias, também permitirá transações de forma muita mais rápida, segura e digitalizada.

Quem pode utilizar o PIX?

O PIX pode ser utilizado por qualquer pessoa, seja pessoa física ou jurídica, desde que tenha uma conta bancária ou conta digital ativa. Lembrando que a conta não precisa ser necessariamente uma conta corrente.

AFINAL, O QUE É PIX?

Lançado no dia 16 de novembro de 2020, o PIX é conhecido como uma ferramenta de pagamento instantâneo, projetado para ficar disponível 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. O PIX tem a finalidade de diminuir as despesas de transações feitas através de transferências e pagamentos por DOCs e TEDs do qual o valor varia de uma instituição para a outra.

A transação é similar a que utilizamos hoje, o PIX permite que a transferência seja realizada com um único código chamado de chave PIX, entretanto, antes de usar o serviço é preciso cadastrar uma chave, que seria uma identificação, podendo ser número de telefone, CPF, CNPJ ou até mesmo o e-mail de seus usuários.

PIX E O SETOR CONTABIL:

Com o passar dos anos as guias de arrecadação e boletos podem se tornar defasados, deste modo, visando o alcance da eficiência operacional, os contadores precisam adaptar seus sistemas para que possam relacionar-se com o PIX, proporcionando a queda dos custos operacionais e a agilidade na execução de operações diárias.

Além de permitir transações entre pessoas, o PIX também é disponível para estabelecimentos comerciais e instituições governamentais (Impostos e taxas). Está inovação será essencial para facilitar o dia a dia de empresários e contabilistas.

Para mais informações:(12) 3144-1352

Compartilhe:
Murillo Gonçalves

Deixe sua mensagem