• 12 3144-1352
  • etecon@etecontabil.com.br

Controle de ponto online: Tecnologia auxiliando a gestão.

Controle de ponto online: Tecnologia auxiliando a gestão.

Nos dias atuais, há várias formas do colaborador de uma empresa registrar sua presença no trabalho, seja através do formato manual, seja por registro eletrônico. Há relógios que funcionam com cartões, há os biométricos que identificam o trabalhador por meio da leitura de impressão digital ou senha digitada no teclado e também o formato online de marcações e controle.

Hoje vamos destacar a versão online que ainda gera algumas dúvidas quanto a sua eficácia e segurança.

O formato online possui acesso pelo computador, celular, ou tablet. O colaborador registra seu ponto, consulta seu saldo de horas em banco, entre outras ferramentas possíveis e o gestor controla as marcações, sendo que, em todos os casos, podem fazê-lo de onde estiver.

Com a versão online é possível verificar a localização e o horário em que o colaborador registrou sua batida evitando assim possíveis fraudes e também acompanhar em tempo real as jornadas de trabalho de sua equipe, controlando assim as horas extras, atrasos, ausências, etc.

Esse tipo de sistema, normalmente possui suporte online para auxiliar os gestores na geração de relatórios, cadastros, configurações e demais dúvidas que surgem no dia a dia.

Também podemos destacar como benefício do formato online, a economia de tempo com a gestão da jornada de trabalho, visto que os próprios colaboradores lançam as suas solicitações de atestados, declarações e ajustes de marcações, bastando ao gestor apenas aprovar ou reprovar essas solicitações, além de não ser mais necessário ter um computador específico para configurar o envio e recebimento de informações do relógio, onde corria-se o risco de perder informações em caso de um problema técnico na máquina configurada, já que para a versão online é necessário apenas um login e senha e o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, como já dito anteriormente.

Caso a empresa opte por adquirir o formato online, é importante verificar se o sistema em questão é seguro juridicamente, ou seja, se está em conformidade com as exigências do MTE e as respectivas portarias que trata das jornadas de trabalho.

Antes de optar pelo formato mais compatível com o seu negócio, pesquise as empresas que ofereçam sistema de ponto, entre em contato, tire suas dúvidas e converse com quem já utiliza a versão de seu interesse, isso irá ajudar muito na hora de decidir por qual formato implantar.

Ainda com dúvidas sobre o melhor sistema de controle de ponto de seus funcionários? Entre em contato com a ETECON! lhe ajudaremos da melhor maneira para que seus resultados sejam efetivos.

Compartilhe:
Pedro ferreira

Deixe sua mensagem