• 12 3144-1352
  • etecon@etecontabil.com.br

DIFAL: o que é e quem deve pagar?

DIFAL: o que é e quem deve pagar?

Para empresas e empreendedores que contribui com ICMS, é importante conhecer as regras do DIFAL. Quem é responsável pelo pagamento? como pode ser emitido? Todas essas dúvidas, nós iremos responder abaixo, algumas das perguntas que mais surgem quando se trata de Diferencial de alíquota nós iremos responder.

Afinal, o que é DIFAL?

O DIFAL é aplicado para as empresas que compram produtos de diferentes estados, por existir variações na cobrança de ICMS de uma região para a outra. Desta forma muitas empresas optam por comprar seus produtos onde o imposto é menor e isso acaba resultando em concentrações de renda em determinados locais. Por esse motivo foi instituído o Diferencial de alíquota (DIFAL). Ele tem como maior objetivo equilibrar o recolhimento de cobrança.

Quem é obrigado a pagar o DIFAL?

O recolhimento do DIFAL é de responsabilidade do vendedor, porém,  quando a venda for direcionada a não contribuintes do mencionado atributo.  O pagamento deve ser feito antes do envio do produto.

Onde devo pagar DIFAL?

O pagamento é feito via guia GNRE(guia nacional de recolhimento de tributos estaduais)emitida, para cada NF-e gerada. Essa guia pode ser paga em agências bancárias. Lembrando que o pagamento deve ser feito separadamente.

Como posso emitir o DIFAL?

O DIFAL pode ser gerado através da guia nacional de recolhimento de tributos estaduais(GNRE), acesse: http://www.gnre.pe.gov.br/gnre/portal/GNRE_Principal.jsp

Evite problemas, fique atento as áreas financeiras e contábeis da sua empresa. A Etecon é totalmente qualificada para atendê-lo e fazer os cálculos necessários para esse tipo de procedimento. Para mais informações entre em contato pelo número: (12) 3144-1352 ou pelo nosso Whatsapp: api.whatsapp.com/send?phone=5512996665424

Compartilhe:
Pedro ferreira

Deixe sua mensagem