• 12 3144-1352
  • etecon@etecontabil.com.br

O que é capital social e como definir o seu valor

O que é capital social e como definir o seu valor

Entre as inúmeras dúvidas que surgem no momento da constituição de uma empresa, na maioria das vezes está relacionada ao capital social. É importante saber desde o conceito até mesmo onde esse valor pode ser empregado.

Neste tópico esclareceremos algumas questões importantes:

O que é Capital Social?

Capital Social é um valor bruto atribuído para abrir uma empresa e iniciar suas atividades mantendo esta operando até que gerem lucros. Tais valores podem ser quantias em dinheiro, bens materiais ou até mesmo imateriais, sendo registrado por meio de um Contrato na Junta Comercial e, caso necessite ser alterado futuramente, precisará ser realizada uma alteração contratual. Além disso, a quantia que cada sócio investe no negócio também define o limite de responsabilidade de cada um, caso a empresa tenha problemas, quanto maior a participação, maior a responsabilidade.

Para que serve o Capital Social?

A finalidade do Capital Social é assegurar o desempenho de uma empresa durante o período em que ela ainda não proporciona retorno financeiro, além de poder ser utilizado para a manutenção da empresa, uma vez que é colocado recurso, poderá ser utilizado para contratar serviços, compra de ferramentas e acessórios, ou seja, tudo que for relacionado com o desenvolvimento da empresa.

Como definir o Capital Social?

O indicado é que o Capital Social de uma empresa seja estabelecido tendo como base o pressuposto dos valores imprescindíveis para sua abertura e funcionamento.

Para entender outras questões envolvidas na abertura de uma empresa entre em contato com nossa contabilidade!

Compartilhe:
Murillo Gonçalves

Deixe sua mensagem