• 12 3144-1352
  • etecon@etecontabil.com.br

Tudo o que você precisa saber sobre certificado digital!

Tudo o que você precisa saber sobre certificado digital!

Certificado Digital, para que serve? Preciso ter?

Diante dessas questões precisamos entender o que é o certificado digital e como ele pode ser usado nos escritórios de contabilidade.

Afinal, o que é certificado digital?

O certificado digital é utilizado como uma assinatura eletrônica, nela contém todos os dados do seu titular, seja pessoa física (PF) ou empresa (PJ). Podemos dizer que ele funciona como um documento eletrônico de identidade.

A tecnologia utiliza chaves criptográficas em arquivo digital ou token para gerar essa identidade exclusiva e segura. 

Na prática, o Certificado Digital permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

Quais os modelos de certificado Digital?

Existem vários modelos de certificado digital, porém os mais utilizados são: e-CPF (Certificado Digital de Pessoa Física) e o e-CNPJ (Certificado Digital de Pessoa Jurídica). Além disso, ele pode ser A3 (Certificado físico em token ou cartão) ou A1 (na nuvem).

Para que serve?

O contador pode utilizar o certificado para enviar declarações de tributos e obrigações acessórias por meio eletrônico,  autenticação em sistemas e sites, enviar, acompanhar e retificar a declaração do imposto de renda, assinar documentos, entre muitas outras possibilidades. Ou seja, ele viabiliza a realização de procedimentos e operações virtuais sem a necessidade de deslocamento e burocracia no processo.

Certificado Digital tem validade?

Diferente dos documentos físicos, o Certificado Digital, tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), têm um prazo de validade, que varia de 12 a 36 meses. Por isso é preciso estar atento ao vencimento para evitar contratempos no dia a dia.

As dificuldades de um certificado vencido incluem o não acesso aos serviços de sites do governo, como o e-CAC, ou mesmo a emissão de Notas Fiscais eletrônicas. O ideal é se antecipar dias antes do vencimento do Certificado e agendar a renovação.

Onde fazer?

O certificado Digital precisa ser feito em Certificadoras, para maior segurança e confiabilidade consulte seu contador.

Compartilhe:
Murillo Gonçalves

Deixe sua mensagem